Idosa morta no hospital de Xapuri pode ser a segunda vítima fatal de covid-19 no município

Por Raimari Cardoso

Dona Lúcia, uma paciente de 66 anos de idade, moradora da cidade, deu entrada no hospital Epaminondas Jácome (HEJ) por volta das 11 da manhã desta quarta-feira, 17, apresentando falta de ar e saturação de oxigênio em 20%.

A idosa faleceu um pouco depois das 13 horas, apesar dos esforços dos profissionais de plantão para salvá-la. Houve forte comoção na unidade de saúde, segundo relatos de servidores que acompanharam o drama e torceram pela vida da paciente.

O resultado do teste rápido para covid-19 deu negativo. Segundo a família, ela apresentava sintomas relacionados ao novo coronavírus há 5 ou 6 dias, período que não costuma ser suficiente para que essa modalidade de exame tenha um resultado seguro.

Após o óbito, foi realizada a coleta para o exame RT-PCR, que identifica a presença de vírus ativo no organismo. O material foi encaminhada ao Laboratório Central de Rio Branco (Lacen) e o resultado deverá sair em alguns dias.

Por ser um caso de morte suspeita de covid-19, o sepultamento foi realizado ainda nesta quarta-feira, no cemitério São José, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, que orienta que o enterro seja feito com o caixão lacrado e sem a realização de velório.

Nesta quarta-feira, 17, foram confirmados mais 8 casos positivos do novo coronavírus em Xapuri, que agora soma 181 pessoas infectadas. O número de pacientes que tiveram alta chegou aos 67 e existem 18 casos aguardando resultado de análise laboratorial.

Não há internações hospitalares no município, mas há a informação não oficial da hospitalização de um paciente em Rio Branco. Ele teria se dirigido à capital por conta própria depois de passar a sentir sintomas mais graves da doença.

Pessoas próximas ao paciente, que é um empresário do município, informaram que ele já apresentou melhora no quadro clínico, depois de desenvolver fortes sintomas, mas que permanecia em uma unidade de atendimento não determinada.