Jarude condena aumento do ICMS sobre combustíveis no Acre: “Criaram mais cargos comissionados e agora o cidadão paga a conta?”

ASSESSORIA

Com a informação de que o Governo do Acre vai aumentar, a partir do dia 1 de abril, a cobrança do ICMS do combustível, passando a alíquota de 17 para 19%, o deputado estadual Emerson Jarude (MDB) usou parte do seu discurso desta terça (28), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), para questionar o fato de que há menos de 15 dias o Estado aprovou uma lei que permite a criação de inúmeros novos cargos comissionados, elevando as despesas do Estado de R$129 para R$ 250 milhões ao ano.

Jarude defende que o povo acreano não pode pagar a conta de uma má gestão.

“O Governo não pode aumentar infinitamente o número de cargos comissionados e depois jogar essa conta para o cidadão pagar, nós temos que fazer uma escolha, infelizmente, toda vez a escolha do governo é aumentar a receita com a criação de mais impostos ou aumentar os que existem ao invés de ter o pensamento de reduzir as despesas. É importante que a gente se manifeste enquanto Assembleia Legislativa contrários a esse aumento, para que assim a gente consiga, inclusive, desenvolver o nosso estado, já que o valor do combustível também afeta diretamente esse desenvolvimento”.

O parlamentar lembrou ainda que além do aumento estadual, o governo federal já anunciou a volta da cobrança do imposto sobre o combustível a partir de amanhã, 1 de março.

“Ninguém aguenta mais pagar tão caro pelo combustível, e infelizmente o que a gente acompanha são aumentos e mais aumentos, dessa vez, o governo federal já anunciou que irá retornar os impostos federais e com isso cada litro de combustível, pode sofrer o reajuste de até 70 centavos. Imaginem vocês a vida do cidadão acreano que já paga uma das gasolinas mais caras do nosso Brasil, ter agora com mais um aumento?”, questionou Jarude.