Polícia Militar acreana orgulha todo Estado”, enfatiza deputado coronel Ulysses.



O deputado coronel Ulysses(UB/AC) teve aprovado junto à Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados requerimento de sua autoria de Moção de Aplauso e Louvor em celebração ao aniversário de 107 da Polícia Militar do Estado do Acre comemorado nesta quinta-feira(25). “Trata-se, sem dúvida, de uma justa homenagem à centenária PMAC e todos os seus membros, aos quais orgulhosamente me incluo, pelo trabalho realizado em defesa do povo acreano”, disse o deputado.


Integrante durante décadas da Corporação, onde foi Comandante-Geral, Subcomandante, um dos fundadores da COE, BOPE e GEFRON.
O parlamentar acreano lembrou que através dos anos de formação da própria identidade acreana, seus colegas de farda ,além das atribuições legais de segurança pública, contribuíram concretamente para a consolidação do Estado do Acre ,participando efetivamente nas áreas de construção civil, ensino e na própria administração acreana. ”Ao longo de toda sua história a PMAC prestou um serviço inestimável ao Estado, tanto em termos de proteção e defesa da sociedade, como também como modelo de civilidade e garantidora de cidadania”, frisou o deputado.
História


Em razão da relevância do trabalho realizado no decorrer dos anos, o parlamentar remontou as origens da Instituição, que surgiu com a criação das Companhias Regionais para manutenção da ordem nos antigos Departamentos do então território do Acre, transformando-se em Força Polícial, para em seguida ser denominada Guarda Territorial , ”até chegar a denominação atual de Polícia Militar com a promulgação da 1° Constituição do Estado do Acre”.


Com a competência legal de realizar, ostensivamente, o policiamento e preservação da ordem pública, preservando e estimulando valores como patriotismo, lealdade e muito profissionalismo, a PMAC, segundo o parlamentar, “através da firme consciência de sua importância social e guarda dos parâmetros da hierarquia e disciplina , é espelho de segurança, ordem e sobretudo tranquilidade para toda a comunidade acreana”.