Rio Acre sobe três metros em 48 horas e ultrapassa cota de alerta em Rio Branco

Rio já atinge algumas ruas dos bairros que ficam às margens do manancial em Rio Branco  — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica Acre

Rio já atinge algumas ruas dos bairros que ficam às margens do manancial em Rio Branco — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica Acre

O nível do Rio Acre continua subindo em Rio Branco e está 26 centímetros acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Segundo dados da Defesa Civil Municipal, o manancial marcou 13,76 metros na medição das 6h desta segunda-feira (21), após o registro de 60,2 milímetros de chuva em 24 horas.

Nas últimas 48 horas, o rio subiu três metros. No sábado (19), o nível estava em 10,76 metros, mas após o registro de 131,6 milímetros de chuva nesses dois duas, o manancial se aproxima da cota de transbordo, que é de 14 metros.

LEIA TAMBÉM

Rio Acre ultrapassou cota de alerta, em Rio Branco — Foto: Jardy Lopes/Arquivo pessoal

Rio Acre ultrapassou cota de alerta, em Rio Branco — Foto: Jardy Lopes/Arquivo pessoal

Nesse domingo (20), com a forte chuva que atingiu a capital e ventos que chegaram a 60 km/h, houve o registro de queda de árvores e também deslizamentos. Uma área crítica de deslizamento é no bairro Cidade Nova, em Rio Branco. Segundo o registro da ocorrência, com a chuva desta tarde, uma parte do barranco deslizou e está prestes a “engolir” um poste de energia na rua Mangueiral.

Nos 21 dias de fevereiro já choveu um acumulado de cerca de 310 milímetros na capital acreana, sendo que o esperado para todo o mês é de 299 milímetros.

Com o nível do rio acima da cota de alerta e se aproximando do transbordo, o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão informou que equipes estão nesta segunda no Parque de Exposições Wildy Viana, onde é construído o abrigo, fazendo a limpeza do local para caso seja necessário fazer a retirada de famílias.

“As famílias começam a ser atingidas após os 14 metros, temos, infelizmente, uma previsão de que esse nível pode acontecer em breve, ainda no dia de hoje ou amanhã. Estamos com equipes no parque de exposição já trabalhando na limpeza e no início de construção de abrigos. Então, está tudo dentro do planejamento do plano de contingência para atender essas famílias que por ventura serão atingidas”, disse o coordenador.

Inicialmente, devem ser construídos 50 abrigos e, se for necessário, esse número vai ser ampliado. Segundo o coordenador, ainda não há famílias atingidas, mas em ao menos dois bairros a água começou a invadir as ruas, entre eles a Base e o Ayrton Senna.

Rio Acre sobe três metros em 48 horas e se aproxima da cota de transbordo em Rio Branco — Foto: Jardy Lopes/Arquivo pessoal

Rio Acre sobe três metros em 48 horas e se aproxima da cota de transbordo em Rio Branco — Foto: Jardy Lopes/Arquivo pessoal

Sob alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo de chuvas intensas válido entre às 9h46 deste domingo (20) e às 10h de segunda (21) para todo o estado.

Ainda segundo o Inmet, deve ocorrer chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Há ainda risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O alerta do instituto inclui também diversos estados do país, desde o Rio de Janeiro, Sul do Espírito Santo, Minhas Gerais, Distrito Federal, parte da Bahia, Piauí, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Pará, parte do estado do Amazonas, todo estado de Rondônia e todo Acre.

As instruções dadas são:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)