Forte chuva atinge Rio Branco, derruba árvores, causa deslizamento de terra

Forte chuva atingiu Rio Branco neste domingo (20) — Foto: Hugo Costa/Rede Amazônica Acre

Forte chuva atingiu Rio Branco neste domingo (20) — Foto: Hugo Costa/Rede Amazônica Acre

A capital acreana começou a registrar forte chuva por volta de meio-dia deste domingo (20), como já havia alertado o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O estado estava com alerta laranja de perigo para fortes chuvas.

LEIA TAMBÉM

E foi isso que aconteceu; muita chuva e vento neste domingo. O coordenador do Grupo de Estudos e Serviços Ambientais da Universidade Federal do Acre, o pesquisador Alejandro Fonseca diz que a estimativa é que os ventos chegaram a 60 km/h.

Ele explica que a potencialização da chuva tem se dado devido à atuação das zonas de convergência intertropical e do Atlântico Sul.

“Está chovendo bem nestes dias, como esperado para o mês de fevereiro. São dois sistemas meteorológicos que estão atuando simultaneamente para isso. Assim que esses sistemas se dissipem, as chuvas vão recuar nesta parte leste do Acre.Vai diminuir, mas continuará a chover como é característico do mês de fevereiro, explica.

Houve queda de árvores também na BR-364 próximo ao Bujari  — Foto: Nucom/PRF-AC

Houve queda de árvores também na BR-364 próximo ao Bujari — Foto: Nucom/PRF-AC

Entre as ocorrências registradas, estão queda de árvores e também deslizamentos. Uma área crítica de deslizamento é no bairro Cidade Nova, em Rio Branco. Segundo o registro da ocorrência, com a chuva desta tarde, uma parte do barranco deslizou e está prestes a “engolir” um poste de energia na rua Mangueiral.

O nível do rio também subiu 25 centímetros em três horas, saindo de 12,60 metros para 12,85 metros – ou seja, a 65 centímetros da cota de alerta, que é de 13,50 metros.

Segundo a Defesa Civil, choveu, nas últimas 5 horas, 49 milímetros, mas não há registros de enxurrada. O coordenador da Defesa Civil Municipal, o tenente-coronel Cláudio Falcão, explica que o monitoramento do rio deve seguir de três em três horas.

“Há um risco grande de inundação, temos previsão de chuva para as cabeceiras e para Rio Branco também. Tínhamos essa previsão do dia 18 a 22 e dessa maneira houve esse reflexo no rio, chuvas na Transacreana e nuvens que pairam na extensão do igarapé São Francisco, o que nos preocupa por um aumento do rio”, disse.

No bairro Cidade Novo, foi registrado deslizamento de terra  — Foto: Reprodução/Defesa Civil

No bairro Cidade Novo, foi registrado deslizamento de terra — Foto: Reprodução/Defesa Civil

Sob alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo de chuvas intensas válido entre às 9h46 deste domingo (20) e às 10h de segunda (21) para todo o estado.

Nesse sábado (19), conforme a Defesa Civil Municipal, choveu 70.4 milímetros em 5h em Rio Branco. Isso fez elevar o nível do Rio Acre em 1,5 metro, saindo de 10,76 metros para 12,26 metros.

Ainda segundo o Inmet, deve ocorrer chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Há ainda risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O alerta do instituto inclui também diversos estados do país, desde o Rio de Janeiro, Sul do Espírito Santo, Minhas Gerais, Distrito Federal, parte da Bahia, Piauí, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Pará, parte do estado do Amazonas, todo estado de Rondônia e todo Acre.

Ventos chegaram a 60 km/h, segundo pesquisador  — Foto: Maurício Henrique/Rede Amazônica Acre

Ventos chegaram a 60 km/h, segundo pesquisador — Foto: Maurício Henrique/Rede Amazônica Acre

As instruções dadas são:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)
Acre segue com alerta de fortes chuvas até segunda-feira (21), segundo Inmet — Foto: Aldo França/Rede Amazônica Acre

Acre segue com alerta de fortes chuvas até segunda-feira (21), segundo Inmet — Foto: Aldo França/Rede Amazônica Acre