Saneacre iniciará abastecimento emergencial no município de Epitaciolândia

Por Dora Monteiro

O governo do Estado, por meio do Serviço de Água e Esgoto do Acre (Saneacre), inicia nesta terça-feira, 24, um programa de abastecimento emergencial em Epitaciolândia, para superar a seca do Igarapé Encrenca, que abastece a cidade. O manancial chegou ao seu nível histórico mais baixo neste ano, e a autarquia precisou promover o racionamento de água no município.

De acordo com o presidente do Saneacre, José Bestene, a autarquia vai iniciar um mutirão de limpeza no Igarapé Encrenca e, ao mesmo tempo, providenciar caminhões-pipa para transportar água à população e, principalmente, às escolas e unidades de saúde.

“Neste momento, Epitaciolândia é o município com menor volume de água tratada a ser oferecida à população, o que nos obriga a promover o racionamento e, ao mesmo tempo, atuar na recuperação do Igarapé Encrenca, como estamos fazendo com o Rio Acre, na capital, aproveitando este período de seca para limpar seu leito e suas margens. Simultaneamente, vamos distribuir água pelo caminhão-pipa para que toda a população de Epitaciolândia tenha água em casa”, comentou Bestene.

O presidente lembrou que o governo do Estado, por meio do Comitê de Enfrentamento à Seca Prolongada, vem monitorando todos os reservatórios dos municípios e as dificuldades de abastecimento de suas populações.