Da euforia à frustração: São Paulo fica para trás em briga por título e retoma planejamento inicial

São Paulo não esperava brigar por título no começo do ano — Foto: Marcelo Hazan

O São Paulo foi da euforia à frustração no Brasileirão e agora ficou para trás na briga pelo título – principalmente depois do empate sem gols com o Atlético-PR, sábado, no Morumbi.

Apesar de a expectativa por uma possível conquista ter sido tratada com cautela, houve empolgação natural da torcida diante das rodadas na liderança.

Hoje, no entanto, o São Paulo soma 53 pontos, vê o líder Palmeiras abrir vantagem rodada a rodada e concentra esforços para não perder a vaga direta na Taça Libertadores de 2019. Agora, são nove pontos atrás do rival, que venceu o Ceará neste domingo.

A frustração da torcida com o papel de coadjuvante do São Paulo na disputa do título do Brasileirão não é completamente compartilhada nos bastidores.

Isso porque o planejamento inicial era reconstruir o time depois de fugir do rebaixamento, em 2017, e montar um elenco forte para brigar pelo troféu do Brasileirão de 2019. Ou seja, o resultado veio seis meses antes do esperado, pois a equipe liderou o campeonato.

A avaliação interna é de que o São Paulo tem um bom time, mas com um elenco sem tantas boas opções para repor as peças.

Na visão do capitão Hudson, por exemplo, houve um baque por pontos perdidos. O time campeão do primeiro turno hoje é o quarto colocado e não vence há seis jogos no Brasileirão.

A gente criou o sonho para o torcedor. Quando começou o Brasileiro, lá na primeira ou segunda rodada, o torcedor não acreditaria que o São Paulo poderia brigar pelo título. E a gente colocou o São Paulo nessa posição, de brigar pelo titulo. Então acho que é uma responsabilidade nossa. Não gostamos de euforia e expectativa. Isso não ajuda em nada no futebol. Estamos evitando isso – disse Hudson na semana passada, antes do duelo com o Furacão.

O desempenho do São Paulo (venceu uma partida das últimas nove) também refletiu nas arquibancadas. Após oito jogos seguidos com públicos superiores a 40 mil torcedores, o Tricolor jogou para 13.053 pessoas no Morumbi.

Morumbi recebeu público de 13 mil pessoas para São Paulo x Atlético-PR — Foto: Marcos Ribolli

Morumbi recebeu público de 13 mil pessoas para São Paulo x Atlético-PR — Foto: Marcos Ribolli