No Dia da Amazônia, a região continua sendo nosso grande desafio, lembra Socorro Neri

Uma das mais atuantes integrantes da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados e líder da Frente Parlamentar Mista em Defesa em Defesa da Transição Climática Justa(grupo que reúne 210 parlamentares),a deputada Socorro Neri(PP) exortou o Dia da Amazônia, celebrado nesta terça-feira(5) lembrando que , “a Amazônia é solução climática para o mundo”


A parlamentar acreana enfatizou, no entanto, que o grande estímulo da geração atual é harmonizar sustentabilidade ambiental com justiça climática e garantia da promoção socioeconômica,. “Defesa ambiental deve ,forçosamente ,andar ao lado com utilização equilibrada dos recursos ambientais e respeito às comunidades que dependem da natureza para o próprio sustento”, afirmou.


No caso amazônico, sustentou a deputada, a grande questão está em promover extrativismo sustentável em perfeita sintonia e respeito aos povos originários(indígenas), ribeirinhos e população em geral. Para a deputada , a prosperidade na região deve vir acompanhada do desejado desenvolvimento econômico, progresso social e estrito respeito ao povo amazônida, “a quem deve ser dada vez e voz em todas as etapas deste processo sob pena do cometimento de erros e desvios seculares absolutamente irreparáveis”.


Encontro em Belém


Ainda em Agosto, a representante acreana presidiu na capital paraense a Confraternização do Parlamaz durante a Cúpula dos Países Amazônicos.O encontro teve como tónica o intercâmbio de experiências para consolidar a melhoria da governança de conservação e desenvolvimento sustentável da região amazônica, “ “em busca da redução das marcantes desigualdades regionais, sem ameaçar o equilíbrio ecológico no longo prazo”.


Ao participar da própria Cúpula da Amazônia , a deputada, em seguida ao pronunciamento do presidente Lula, reafirmou a importância de se colocar no centro das discussões os que vivem na região que abrange a Amazônia. “Não dá para pensar sobre o bioma Amazônico sem considerar quem vive nessa região e que precisa viver de acordo com os avanços do Século XXI”. No Dia da Amazônia a deputada retomou a questão: “A Amazônia, por sua riqueza e importância global , continua sendo nosso grande desafio”.