Rio Branco-AC e Bahia voltam a se encontrar após 12 anos; em 2007, uma vitória para cada

Por Duaine Rodrigues — GE Rio Branco, AC

A Arena da Floresta, em Rio Branco, capital do Acre, vai receber nesta quarta-feira (13), pela segunda vez um encontro entre Rio Branco-AC e Bahia em competição nacional, pela primeira fase da Copa do Brasil. O confronto será o terceiro entre os dois clubes na história. Os dois primeiros foram disputados em 2007, no Campeonato Brasileiro da Série C. Rio Branco-AC e Bahia caíram no mesmo grupo na terceira fase e se enfrentaram nos dias 20 e 30 de setembro.

Na primeira partida, na Fonte Nova, em Salvador, o Tricolor Baiano levou a melhor e venceu por 2 a 1. Emerson Cris e Nonato marcaram os gols do Bahia e Esquerdinha fez o gol de honra do Estrelão. No jogo de volta, pelo returno do grupo 25, o Alvirrubro recebeu o rival baiano na Arena da Floresta e saiu com a vitória de virada em um jogo eletrizante, com cinco gols e decidido somente nos minutos finais.

Moré abriu o placar para os visitantes na primeira etapa. No segundo tempo, Juliano César empatou a partida e Marcelo Brás virou para o Rio Branco-AC, antes dos 10 minutos. O Bahia empatou com Nonato, de pênalti, aos 35 minutos. E também de pênalti, Ley decidiu o placar a favor do Estrelão, aos 41 minutos, após o atacante Garanha ser derrubado na área do Bahia.

Moré abre placar para o Bahia contra o Rio Branco-AC em 2007 — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre
Moré abre placar para o Bahia contra o Rio Branco-AC em 2007 — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Naquela ocasião, o Rio Branco-AC entrou em campo escalado pelo técnico João Carlos Cavalo com: Marcus Vinícius, Ley, Ico, Rodolfo e Rafinha (Doka Madureira); Zé Marco, Neném, Ismael e Testinha (Garanha), Marcelo Brás e Juliano César.

O Bahia, do técnico Arturzinho, foi para o jogo com: Márcio Angonese, Carlos Alberto, Alison, Eduardo e Adilson, Humberto, Fausto, Preto (Ávine/Danilo Gomes) e Cléber; Nonato e Charles (Moré).

Marcelo Brás chuta cruzado e faz 2 a 1 para o Rio Branco-AC — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre
Marcelo Brás chuta cruzado e faz 2 a 1 para o Rio Branco-AC — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Naquela temporada, os dois clubes brigaram ponto a ponto pela classificação à fase seguinte da Série C. No fim da terceira fase, o Bahia acabou ficando com a segunda vaga ao vencer o Fast-AM com um gol marcado aos 50 minutos do segundo tempo e beneficiado pelo empate sem gols do Rio Branco-AC com o ABC-RN (primeiro colocado do grupo).

O Tricolor Baiano seguiu na competição e acabou conquistando uma das quatro vagas para a Série B 2008, sendo vice-campeão. O Bragantino ficou com o título daquela edição da Série C.

Autor de gol da vitória relembra ‘jogo mais importante da carreira’

Responsável pela cobrança de pênalti que garantiu o triunfo do Estrelão, o lateral-direito Ley atualmente está com 37 anos e atua como meia no Andirá, clube que disputa o Campeonato Acreano. Segundo o ex-camisa 2 do Alvirrubro, a partida contra o Bahia foi a mais importante da carreira.

Ley cobra pênalti e Rio Branco-AC vence Bahia em 2007 — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre
Ley cobra pênalti e Rio Branco-AC vence Bahia em 2007 — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre
– Fico feliz por essa lembrança. Passa um filme na nossa cabeça ainda. Naquele ano o Rio Branco vinha bem assim como o Bahia e aquele jogo foi de suma importância, até porque a gente precisava do resultado. O Bahia estava na mesma série da gente, um clube grande, mas estava na Série C como time de primeira divisão. Foi uma grande partida, um momento que a gente viveu muito bom naquele ano e fico feliz por participar desse momento que o Rio Branco vivia e mais feliz ainda por Deus ter me abençoado e eu ter marcado o último gol e ficar marcado na história do Rio Branco nesse momento lindo – afirma.
“Foi o jogo mais importante da minha carreira”, diz Ley, ex-lateral do Rio Branco-AC

O experiente atleta diz que está na torcida pelo Rio Branco, mesmo sabendo da diferença entre os dois clubes no momento, diferente de 2007, quando ambos estavam na mesma série. Atualmente, o Estrelão disputa a Série D nacional enquanto o Bahia integra a elite. Ley, que tem o primo Doka Madureira no elenco do Alvirrubro, capitão da equipe, acredita que o time acreano pode surpreender e escrever um novo capítulo na história dos duelos.

Ley atualmente está com 37 anos e defende o Andirá no Campeonato Acreano — Foto: Dito Bruzugu
Ley atualmente está com 37 anos e defende o Andirá no Campeonato Acreano — Foto: Dito Bruzugu

– A gente fica torcendo. Eu, que tenho uma história bonita no Rio Branco, espero que possam fazer um bom jogo e consigam a classificação para a segunda fase. Acho que tanto Bahia como Rio Branco têm grandes jogadores. O Rio Branco, apesar de estar na Série D, tem jogadores de qualidade que podem jogar na primeira divisão. E o Bahia não tem o que falar. É um time de primeira divisão, considerado um grande do futebol nacional. Mas o Rio Branco está na hora de construir uma nova história e a gente torce que comece já na Copa do Brasil. A gente tem companheiros lá, eu tenho família, o Doka. Fico feliz por ele estar vivendo esse momento feliz dele e espero que fique mais feliz ainda conseguindo a classificação – finaliza.

Rio Branco-AC e Bahia fazem o jogo de fundo da rodada dupla da primeira fase da Copa do Brasil, nesta quarta-feira (13), na Arena da Floresta, a partir das 23h30 (de Brasília). O time visitante joga pelo empata para ir à segunda fase. Quem se classificar enfrenta o Santa Cruz-RN na segunda fase.