Saúde do homem – Secretaria realiza mutirão de PSA

A prefeitura de Epitaciolândia realizou nesta quinta dia 06, um mutirão de exames P.S.A para fechar a programação do Novembro Azul, que tem como objetivo cuidar da saúde do homem. Hoje o câncer de próstata atinge números alarmantes de homens e a prevenção é o melhor caminho.

“Os cuidados preventivos são fundamentais para prevenir ou detectar precocemente o câncer de próstata. Ir ao urologista, realizar o PSA e o exame de toque, a partir dos 50 anos, são atitudes fundamentais”, são recomendações feitas pelos urologistas.

Ainda de acordo com o médico, caso haja histórico familiar da doença, os exames devem ser realizados a partir dos 40 anos de idade, isso porque, os exames de rotina são fundamentais para impedir a gravidade da doença.

“O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens. A doença não apresenta sintomas na fase inicial e o risco de desenvolvimento aumenta com a idade. Os negros apresentam um câncer mais grave”, pontuou o médico.

Segundo o Coordenador de Saúde Básica de Epitaciolândia, Saimon Felipe foram realizados 55 exames que foram previamente agendados após triagem feita através de atendimentos médicos e constatar a necessidade da realização do exame.