A Procuradoria-Geral do Estado (PGE/AC), com apoio da Associação dos Procuradores do Estado do Acre, realizou evento de lançamento do livro Judicialização da política: um desafio à separação dos poderes”, de autoria do procurador do Estado Pedro Augusto França de Macêdo, nesta sexta-feira, 12, no auditório da instituição, em Rio Branco.

O lançamento integra o projeto Procurando Grandes Encontros. Foto: Thennyson Passos/PGE

O lançamento integra o projeto Procurando Grandes Encontros, iniciativa criada para fortalecer a integração institucional e promover o compartilhamento de conhecimento entre procuradores, servidores, estagiários e colaboradores.

A iniciativa foi criada para fortalecer a integração institucional. Foto: Thennyson Passos/PGE

Publicado pela Editora Lumen Juris, a obra analisa o papel do Supremo Tribunal Federal na criação do Direito e os impactos dessa atuação sobre a democracia e o equilíbrio entre os poderes, provocando reflexões essenciais para o cenário jurídico e institucional brasileiro.

“A obra reúne temas que refletem a atuação da Procuradoria na defesa do interesse público, reafirmando o compromisso institucional com a juridicidade, a eficiência administrativa e a promoção do bem comum. Agradeço, de forma especial, à Procuradora-Geral do Estado, Dra. Janete, e à Associação dos Procuradores do Estado do Acre (APEAC) pelo apoio fundamental no lançamento do livro”, declara o procurador.

Pedro é Procurador do Estado do Acre. Foto: Thennyson Passos/PGE

Representando a PGE/AC, o procurador do estado, Luciano Leitão, conduziu a abertura do evento, destacando a importância da obra para o cenário jurídico atual.

“O livro é atual, relevante e especialmente significativo para nós, procuradores do Estado, que vivenciamos diariamente os desafios da defesa das políticas públicas diante do controle judicial. Trata-se, portanto, de uma obra que vai além da teoria e se apresenta como valiosa ferramenta de reflexão e atuação profissional”, pontuou.

O presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Acre (Apeac), Alberto Tapeocy, ressaltou a importância do espaço de diálogo promovido pelo evento e o papel da PGE/AC na disseminação do conhecimento jurídico.

“Iniciativas como esta merecem ser destacadas. Elas reafirmam que a advocacia pública não se limita à atuação processual, mas também se projeta no campo do pensamento jurídico, da pesquisa e do debate qualificado”, destacou.

Presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Acre, Alberto Tapeocy. Foto: Thennyson Passos/PGE

O assessor jurídico da PGE, José Freitas, frisou que o evento reforçou a importância do equilíbrio entre direitos, separação dos poderes e soberania popular. Uma discussão essencial para o momento institucional do país.

Sobre o autor

Pedro é procurador do Estado do Acre, graduado em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto. É especialista em Direito Público, Direito Constitucional e Direito Processual Civil, mestre em Direito pela Universidade de Marília e doutor em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí.

The post Servidor do Estado lança livro sobre judicialização da política nesta sexta appeared first on Noticias do Acre.



Source link