AFA anuncia fim da temporada, suspende rebaixamento até 2022 e salva time de Maradona

O presidente da Associação de Futebol da Argentina, Claudio Tapia, confirmou nesta segunda-feira o encerramento da temporada, sem a realização das últimas duas competições do calendário, que estavam apenas no início quando a pandemia de coronavírus paralisou o futebol no país, em março.

– Na reunião do Comitê Executivo nesta terça vamos dar por encerrada a temporada 2020, e ficam estabelecidas pela classificação geral as vagas para a Libertadores e para a Sul-Americana (de 2021). Ficam abertas as vagas da Copa da Superliga e da Copa da Argentina, que serão quando o Ministério da Saúde permitir – afirmou Tapia em uma entrevista ao canal TNT Sports.

Boca Juniors foi o campeão argentino em 2020 — Foto: Marcos Brindicci/Getty Images

Boca Juniors foi o campeão argentino em 2020 — Foto: Marcos Brindicci/Getty Images

As quatro vagas para torneios continentais serão definidas pela tabela acumulada da Superliga e a rodada inicial da Copa da Superliga, e o rebaixamento foi suspenso até 2022. Com isso, o Gimnasia La Plata, time treinado por Maradona, escapa.

Na Argentina, o descenso é definido com base em uma tabela com a média da pontuação nos últimos três anos. Tapia afirmou que o cálculo será mantido e, quando o rebaixamento for retomado, daqui dois anos, ele será considerado.

– Não vai haver descensos nesta temporada que acabou. No próximo tornei, em 2021, também vai ser jogado sem descensos, mas haverá o cálculo da média, para que o rebaixamento seja retomado no torneio de 2022 – explicou Claudio Tapia, em entrevista à “TNT Sports”

Ainda falta a definição de dois classificados para a Libertadores, que sairiam da Copa Argentina e a Copa da Superliga. Segundo Claudio Tapia, tais vagas ficam abertas.

  • Classificados para a Libertadores 2021: Boca Juniors, River Plate, Racing e Argentinos Juniors
  • Classificados para a Sul-Americana 2021: Vélez Sarsfield, San Lorenzo, Newell’s Old Boys, Talleres, Defensa y Justicia e Lanús
Claudio Tapia, presidente da AFA — Foto: Amilcar Orfali/Getty Images

Claudio Tapia, presidente da AFA — Foto: Amilcar Orfali/Getty Images

A Copa da Argentina, que começou com uma etapa regionalizada, estava na segunda fase quando houve a interrupção do futebol. A Copa da Superliga teve apenas a rodada inicial disputada. Nos dois casos, houve times que não conseguiram sequer estrear.

Embora termine em maio, a temporada do futebol argentino é um híbrido entre a europeia e os países que usam o calendário anual, já que a principal competição do país, o Campeonato Argentino, terminou no início de março, com o Boca Juniors campeão, superando o River Plate na última rodada. Só então tem início os dois outros torneios nacionais, a Copa da Superliga, disputada entre março e maio, e a Copa Argentina, que tem suas fases decisivas no segundo semestre.