Escândalo de corrupção no futebol boliviano faz torneio da conmebol ser cancelado por áudios ligado a time de Cobija

Por Jonys David (Ceara)

O futebol boliviano enfrenta um dos momentos mais obscuros de sua história, com um escândalo de corrupção que abalou a Federação Boliviana de Futebol (FBF) e o próprio esporte nacional. Em uma decisão sem precedentes, o Conselho Superior da FBF votou esmagadoramente pelo cancelamento dos torneios profissionais “todos contra todos” e a Copa, em meio a alegações de manipulação de resultados e corrupção que corroeram a integridade do esporte.

A decisão do Conselho Superior da FBF foi esmagadora, com 14 votos a favor, uma abstenção e apenas dois votos contrários. O presidente da FBF, Fernando Costa, apresentou a alternativa de realizar um torneio “extraordinário” que se estenderá até dezembro deste ano, mas esta decisão está pendente de aprovação pela Conmebol, a entidade continental do futebol sul-americano, que analisará a viabilidade dessa medida.

Entre as ações imediatas tomadas pela FBF, destacou-se a exigência de que a empresa Sports Tv Rights retire os direitos que haviam sido concedidos para apostas esportivas. Essa medida visa cortar qualquer vínculo com atividades suspeitas de manipulação de resultados.

A corrupção no futebol boliviano ganhou novos contornos com a revelação de áudios comprometedores. Nesses áudios, um presidente de clube da Divisão Profissional e um árbitro são ouvidos discutindo a manipulação de resultados. As conversas sugerem que eles estavam buscando um placar específico em uma partida, com o dirigente afirmando: “Precisamos de cinco gols no jogo, mas é importante que sejam três (gols) no primeiro tempo. Você pode nos cobrar um pênalti, nos induzir a fazer esses gols.”

Esses áudios rapidamente se disseminaram nas redes sociais, provocando indignação entre os torcedores do futebol boliviano e levantando questões sobre a integridade do esporte no país. Além disso, um goleiro foi mencionado nas gravações como supostamente envolvido nesse escândalo de manipulação de resultados.

O clube Vaca Díez da primeira divisão do futebol boliviano se viu no centro desse turbilhão, quando seu presidente, Marco Rodríguez, foi apontado como protagonista de um dos áudios comprometedores. Rodríguez, enfrentando a pressão da opinião pública, apresentou uma licença temporária para o cargo. No entanto, ele expressou sua disposição em se submeter a uma investigação completa antes de decidir sua renúncia definitiva.

A situação se torna ainda mais complexa com a chegada de dirigentes ao Congresso da Federação Boliviana de Futebol para discutir a possibilidade de suspender os torneios atualmente em disputa. Roger Franco, um dos dirigentes, destacou que a licença de Rodríguez foi apresentada após a circulação do áudio comprometedor. Franco enfatizou que o clube buscará a renúncia definitiva de Rodríguez para que uma investigação completa possa ser realizada.

Neste cenário caótico, o futebol boliviano enfrenta uma crise de credibilidade, com a mancha da corrupção afetando sua reputação internacionalmente. Os dirigentes estão unidos na busca por uma investigação completa e transparente para limpar a imagem do futebol boliviano, enquanto os torcedores clamam por justiça e integridade em um esporte que ocupa um lugar especial em seus corações.

Esta matéria obtém informações de eju.tv e erbol.com.bo