Vereadores participam da abertura do Mutirão Ambiental do Alto Acre em Brasileia

Por Fernando Oliveira/ASCOM/

O Presidente da Câmara Municipal, Rogério Pontes(MDB), acompanhado dos vereadores Antônio Francisco(PT), Rosildo Rodrigues(PT), Joelso Pontes(PP), Zé Gabriele(PSB), Líder da Prefeita na Câmara, Edu Queiroz(PT), 2° Secretário da Mesa Diretora, Rozevete Honorato(PSB), e o Vice Presidente da Casa do Povo, Marquinho Tibúrcio(PSDB).

Participaram nesta segunda-feira, 25, do lançamento do Mutirão Ambiental no Alto Acre, realizando pelo Governo do Estado do Acre em parceria com a Prefeitura de Brasileia. O mutirão será realizado de 25 a 29 de novembro, no Centro de Educação a Distância (Cedup) do município de Brasileia, atendendo toda a região do Alto Acre, com a concentração de atendimentos, orientações e educação ambiental a todos os produtores, gerando serviços como licenciamento ambiental, Cadastro Ambiental Rural (CAR), Programa de Regularização Ambiental e o Programa Fique Legal, que trabalha a regularização de multas ambientais que passam de 600 em todo o Alto Acre aplicadas pelo o IMAC e IBAMA.

Para esses processos serem rápidos e desburocratizados, o governo movimentou grande parte de sua máquina pública dos setores ambientais e produtivos, reunindo num só espaço a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), o Instituto de Meio Ambiente (Imac), o Instituto de Terras do Acre (Iteracre), a Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Participou ainda a Prefeita Fernanda Hassem, Secretário de Estado de Meio Ambiente Israel Milani, representando o governador Gladson Cameli, André Hassem presidente do IMAC, Fernando Botoloso representando Ministério da Agricultura, Valmir Ribeiro do Tribunal de Contas, prefeito de Epitaciolândia Tião Flores a vice-prefeita de Xapuri Maria Auxiliadora, e a população em geral.

O presidente da Câmara Rogério Pontes, agradeceu o governo do estado e a prefeitura de Brasiléia pela parceria na realização do mutirão. Destacou ainda que é um sonho ver essa questão resolvida.

“Primeiramente quero agradecer a Deus, e ao nosso governo Gladson Cameli juntamente com a prefeita Fernanda Hassem por essa parceria na realização desse mutirão e a todos os vereadores que estiveram presentes. Estou feliz de estar junto com os proprietários de áreas rurais para resolver os problemas de multas presidente do IMAC, André Hassem se reuniu com os vereadores, onde demos o nosso parecer favorável para a realização deste evento, espero que tudo venha dar certo para as pessoas que foram multadas pelo IMAC, esse é o nosso sonho”, destacou.

O prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores, ressaltou que o produtor precisa ser incentivado. A prefeita em exercício de Xapuri, Maria Auxiliadora, destacou que as instituições têm que fortalecer, e não perseguir o homem do campo.

Para a prefeita Fernanda Hassem, o realização do mutirão vem de encontro com os anseios da população.

“ O mutirão de atendimento aos pequenos produtores é algo que vem de encontro com anseios da população, quando você ouve os pequenos produtores vítimas de multas de abordagem erradas é muito ruim, eu sou defensora da economia da nossa floresta. mas também sou defensora de que os pequenos tenham oportunidades de trabalhar nas suas terras de forma responsável , esse mutirão nada mais é desburocratizar os serviços públicos. ao.invés do cidadão vim aqui na instituição, a instituição ta fazendo o mutirão para chamar todo mundo que tem multas, que não teve suas licenças ambientais fornecidas. Eu preciso cumprimentar o Dr Israel Milane e o presidente do IMAC André Hassem que idealizou esse movimento”, ressaltou a Prefeita.

Beneficiada pelo desembargo de área, a produtora rural Dolores Alexandrina recebeu o documento que finalmente liberou sua área de forma legal.

“Agora temos mais oportunidades de produzir e eu agradeço infinitamente o nosso governador Gladson Cameli, porque tinha muitos anos que a gente queria legalizar essa área e não conseguíamos, além de toda a sua equipe”, disse Dolores.

“O governador costuma dizer que quando o produtor rural via um carro da Sema ou do Imac, ele saia correndo, e hoje isso é completamente diferente. Nós estamos nos aproximando do produtor, dando oportunidade, permitindo que ele trabalhe. Aproveitem esse mutirão, porque assim como esse, virão muitos outros”, conta Milani.

O presidente do Imac, André Hassen, esteve presente no evento e aproveitou para, simbolicamente, distribuir licenciamentos ambientais para produtores de aves, além de desembargo de áreas.

“É com este tipo de trabalho, que faz parte das propostas de governo do Estado, que vamos fazer com que os produtores possam voltar a investir, conseguir crédito, usar suas propriedades para desenvolvimento, e quem ganha é todo o Alto Acre”, destaca Hassem.

Representante dos produtores de aves de todo o Alto Acre, o empresário Paulo Santoyo, do grupo Acre Aves, destaca os benefícios: “É uma ação gigante, isso muda a vida do produtor de aves. A gente encontrava uma barreira em relação aos bancos pra que eles pudessem crescer, financiar outras produções e isso impedia o crescimento. Agora ele vai ter mais ganhos e a indústria que precisa de mais fornecimento poderá incentivar. Esse documento dá crescimento e dignidade”, enfatizou.