Operação do MP e forças policiais cumpre mandados no AC e mais 12 estados contra o crime organizado

Por G1 Acre

No Acre, são cumpridos 25 mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão nas cidades de Rio Branco e Porto Acre.

Operação do MP e forças policiais cumpre mandados no AC e mais 12 estados contra o crime organizado — Foto: Arquivo/MP

O Ministério Público e as forças policiais deflagraram nesta quarta-feira (10) a operação “Red Flag”, de combate a facções criminosas, tráfico de drogas, lavagem de valores e crimes correlatos. A ação cumpre mandados judiciais no Acre e mais 12 estados.

No estado do Acre, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público Estadual cumpre 25 prisões preventivas de integrantes de organização criminosa de atuação nacional. Além de 12 mandados de busca e apreensão nos municípios de Rio Branco e Porto Acre. Totalizando 37 mandados judiciais, expedidos pela Vara de Delitos de Organização Criminosa.

Além do Acre, a operação ocorre nos estados da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins. Conforme o MP, a ação conta com o apoio de policiais militares e civis para cumprimento dos mandados.

No Acre, são cumpridos 25 mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão — Foto: Arquivo/MP

No Acre, são cumpridos 25 mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão — Foto: Arquivo/MP

“O objetivo da ação integrada é a desarticulação de organizações criminosas violentas, efetivação de prisões de seus integrantes e coleta de provas das práticas criminosas identificadas em investigações realizadas no âmbito do Ministério Público”, diz o MP em nota.

O nome da operação, que em português significa “bandeira vermelha”, que segundo ao órgão, faz referência à cor usada pela facção criminosa alvo da ação e ao trabalho das forças de segurança no enfrentamento do crime organizado.

O Grupo Nacional de Combate ao Crime Organizado (GNCOC), responsável pela operação, é formado por membros dos Ministérios Públicos Estaduais e da União e foi criado no ano de 2002. O objetivo é o combate às organizações criminosas.